Monday, November 21, 2016

"How the fox punished his tail" - Estonian story in portuguese language

COMO A RAPOSA CASTIGOU A SUA CAUDA

Certo dia, uma raposa dava um passeio pela floresta quando encontrou um caçador e o seu cão. De imediato estes começaram  a perseguir a raposa. A raposa correu o mais rápido que pôde. Por pouco que a raposa não foi apanhada e pode esconder-se dentro de  uma gruta. Lá dentro e  depois do perigo ter passado, a raposa começou a questionar as suas partes do corpo:
-          Olhos, o que estavam a fazer quando eu fugi do cão?
-          Estávamos a olhar, estávamos a olhar a gruta lá ao fundo!.Responderm os olhos.
Perguntou depois às orelhas:
-          Orelhas, o que estavam a fazer quando fugi do cão?
-          Estávamos a escutar, estávamos a escutar o cão lá ao fundo! Responderam as orelhas
Perguntou ao nariz:
-          Nariz, o que estavas a fazer quando fugi do cão?
-          Vinha a cheirar, vinha a cheirar para ver se o cão vinha atrás! Respondeu o nariz.
A raposa perguntou às suas patas?
-          Patas, o que estavam a fazer enquanto eu fugia do cão?
E as patas da frente responderam:
-          Nós saltávamos para a frente, nós saltávamos para a frente!
E as de trás responderam:
-          Nós aceleramos, nós aceleramos. Pois só assim poderias escapar às mãos do caçador!
Mas a raposa continuou e perguntou ao seu corpo:
-          Corpo, o que estavas a fazer enquanto eu fugia do cão?
-          Eu esticava-me, eu esticava-me. Respondeu o corpo.
Por fim, a raposa perguntou à sua cauda:
-          Cauda, o que estavas a fazer enquanto eu fugia do cão?
A cauda respondeu-lhe:
-          Ao passar de árvore em árvore, eu saltava daqui, saltava dali e quase que o cão te apanhou!
A raposa ao ouvir isto ficou zangada com a resposta da cauda, meteu-a fora do buraco onde estava escondida e ordenou ao cão:
-          Cão come a cauda!!

O cão ao ver a cauda fora do buraco, apanhou-a e puxou-a para fora do mesmo e ao mesmo tempo que veio a cauda, veio a raposa agarrada. E assim foram a cauda e a raposa comidas pelo cão.

No comments:

Post a Comment