Sunday, March 12, 2017


 The name of Techirghiol (ROMANIAN STORY IN PORTUGUESE) O nome de Techirghiol 



Diz-se que há muito tempo atrás, numa vila junto ao Mar Negro vivia um velho homem quase cego que se chamava Techir. O homem vivia só, apenas com um burro que o ajudava em alguns trabalhos.
Os verões passavam-se bem, mas os invernos eram muito dificeis para o velho Techir por causa das dores nos ossos que de ano para ano eram mais dolorosas.
Certo dia, Techir decidiu ir a um curandeiro numa aldeia vizinha, para que este o ajudasse. O curandeiro olhou para o velho, abriu o seu grande livro e disse:
-         Quando um homem precisa de algo tem de confiar no seu melhor amigo para que o guie e o ajude a encontrar uma solução para o salvar.
Techir, triste com as palavras sem sentido, ditas pelo curandeiro, deixou a sua casa sem esperanças nenhumas. O burro que também já era velho e estava cansado dos trabalhos duros que fazia, não conseguia andar muito depressa, pelo que já era quase noite, quando de repente o pobre animal caiu numa lama muito mal cheirosa. Ficou ali preso e o velho Techir estava preocupado, pois tinha de ir atrás do melhor amigo e o  burro não saia dali de maneira nenhuma.
Pela manhã, Techir reparou que tinham caído num pântano enorme. Com grande surpresa, observou que as feridas que o burro tinha estavam quase saradas e até as suas próprias pernas moviam-se agora de uma forma muito mais rápida, não sentindo já as dores que o atormentavam há tanto tempo. Lembrou-se então ds sábias palavras do curandeiro “Salvar”. Techir agradeceu ao seu amigo burro por ter caído ali no pântano e passou a ir todos os dias aquele sítio tomar banho e cada vez se sentia melhor, até as dores desaparecerem.

Feliz por se ter curado, Techir decidiu ir morar para junto do pântano. Construiu uma grande casa e convidou toda a gente que tinha problemas de saúde a ir visitá-lo e experimentar os efeitos terapeuticos daquele pântano. Assim que esta notícia se espalhou, muita gente passou a ir banhar-se na lama do pântano e espalhar a lama pelo corpo para se curare das suas doenças. Esse lago ficou conhecido pelo Mar Negro e ganhou o nome do velho homem: Techirghiol Lake

No comments:

Post a Comment