Wednesday, March 8, 2017

The old Dochia (romanian story in Portuguese)A velha Dochia


Há muito tempo atrás vivia numa pequena vila uma mulher muito trabalhadora, que se chamava Dochia.
Dochia tinha um filho, o Dragobete que era o seu orgulho. Mas um dia, o Dragobete casou-se com uma rapariga e a sua mãe ficou triste porque já não o tinha só para si.
Num dia de inverno, lá para os fins de fevereiro, Dochia que estava ainda zangada com o casamento do filho, mandou a nora à floresta para lavar uns novelos de lã preta no rio e que não deveria regressar a casa se a lã não ficasse branca.
A pobre da rapariga lavou, lavou, mas a lã não mudava de cor. Desesperada com a situação e já com as mãos geladas da água fria do rio, desatou a chorar a pensar que nunca mais poderia voltar a ver o marido. De repente, um velho homem apareceu, deu-lhe uma flor e disse-lhe para pôr a flor na água e lavar a lã de seguida. A rapariga assim fez e a lã depressa mudou de cor ficando branca. E de seguida, regressou a casa feliz.
Quando a rapariga chegou a casa e a Dochia ouviu como a rapariga conseguiu lavar a lã, ficou tão zangada que pensou que a primavera tinha chegado, já que o homem, a quem a nora chamou de Martisor lhe tinha oferecido flores. Então, Dochia cozeu nove pães no forno que levou para a montanha com as suas ovelhas e vestiu nove casacos grossos por causa do frio. Quando lá chegou o tempo mudou rapidamente de frio para calor e Dochia começou a comer um pão e a tirar um casaco por dia, até ficar sem nenhum. Mas assim que despiu todos os casacos, o tempo voltou a mudar outra vez, mas desta vez voltou a ficar frio e ao décimo dia, Dochia já não tinha mais nenhum casaco para vestir, Percebeu então que não tinha agido corretamente com a esposa de Dragobete e voltou para casa.
Desde então, os primeiros noves dias de março são conhecidos pelo início da primavera ou pelos dias da Mãe Dochia. Nestes dias, o tempo é sempre tão imprevisível como foi com a velha Dochia na montanha.





No comments:

Post a Comment