Saturday, May 20, 2017

Lenda da Srª da Rocha - Postuguese story in portuguese language


Reza a história que há muito, muito tempo, que já ninguém se lembra quando foi, chegou à costa algarvia uma linda Sereia. Vinha muito cansada e resolveu descansar nas rochas que encontrou junto à costa. E adormeceu…
Quando abriu os olhos, descobriu que estava alguém a olhar para ela e assustou-se!!
Quem olhava para ela era um Pescador, que tentou logo acalma-la.
- Não te assustes linda Sereia, que eu não te faço mal! – Disse o Pescador. – Estava aqui a olhar para ti e estou enamorado… És o ser mais belo que alguma vez vi! Sou Pescador e filho do Mar, será que não podias ficar, casar comigo e vivíamos felizes para sempre junto à costa?
Antes que a Sereia pudesse responder, ouviu-se um grito de cima da arriba. Era de um Lavrador que também estava a observar a Sereia…
- Bela Sereia! – Disse o Lavrador. – Não aceites a proposta do pescador! Eu sou Lavrador, filho da Terra, e também me enamorei de ti… Casa-te antes comigo e seremos felizes vivendo no sopé da Serra!
A Sereia ficou confusa e sem saber o que responder.
- Não ligues Sereia! – Dizia o Pescador – Vou trazer-te o melhor do mar, só para ti! Terás lindas conchas e corais, maravilhosas pérolas e todos os peixes que o mar tem para nos dar!!!
- Não te enganes Sereia! – Dizia o Lavrador – Vou trazer-te os frutos das árvores, tão docinhos, todas as flores que encontrar nos caminhos e todas as riquezas que a terra tem para nos dar!!!
A Sereia olhava para um e para o outro, sem se conseguir decidir, e eles continuaram a discutir enumerando as riquezas da Terra e do Mar, que são tantas que não se conseguem contar!
Passaram-se dias, meses e anos, e a lista não tinha fim…
Com o passar do tempo a sereia transformou-se em areia muito fininha, a que enche toda a Praia da Rocha, e continua, até aos nossos dias, indecisa entre a Terra e o Mar.


No comments:

Post a Comment